O Parque da Tamarineira, localizado na Zona Norte do Recife, foi inaugurado em julho pelo prefeito João Campos. Entre as diversas atrações do novo espaço, o público encontra uma fonte de água que sai diretamente do piso, acompanhada por um jogo de luzes que compõem um verdadeiro "espetáculo". Segundo o prefeito, em vídeo divulgado em sua rede social durante a inauguração, a fonte foi projetada também para refrescar os frequentadores do parque.
Dias após a abertura, surgiram vários relatos e pedidos sobre o forte odor da água da fonte do Parque da Tamarineira. Alguns pais afirmam que a situação gerou uma série de problemas de saúde nas crianças, logo após elas se banharem no local. Com essas informações, um laudo foi solicitado. A empresa responsável pela análise foi a Agrolab, especializada em análises ambientais. O resultado foi preocupante: exames comprovaram que a água da fonte do parque é imprópria para o consumo humano, tanto para ingestão quanto para banho.
O Laudo
“A presente amostra NÃO ATENDE aos padrões estabelecidos pela legislação vigente conforme Portaria GM/MS N° 838 para consumo humano, nos parâmetros, Coliformes Totais e Escherichia Coli,” substâncias que podem indicar a presença de urina e fezes na água.
Agora resta saber quais providências serão tomadas, considerando que o Parque da Tamarineira recebe centenas de pessoas diariamente, a maioria delas jovens e crianças, em risco de contrair doenças graves devido à água comprovadamente contaminada e imprópria.
Comments