top of page
Foto do escritorRedator PEtáligado

Valorização da cultura: Governo de Pernambuco reconhece dez novos Patrimônios Vivos em cerimônia solene no Recife



Em uma cerimônia carregada de emoção, a governadora Raquel Lyra entregou nesta segunda-feira (12) os diplomas aos dez novos Patrimônios Vivos de Pernambuco, durante a abertura da 17ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural, realizada no Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife. A solenidade, que também contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, celebrou a contribuição de mestres, mestras e grupos à cultura popular e tradicional do Estado.


"É gratificante ver a arte e a cultura de Pernambuco sendo transmitidas de geração em geração. Esta cerimônia reforça o reconhecimento a importantes figuras como os Caiporas de Pesqueira e Chico Santeiro, que mantêm viva a essência cultural do nosso Estado. Como governadora, me sinto honrada por participar deste momento", afirmou Raquel Lyra.

A secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, comentou sobre a complexidade do processo de seleção dos novos Patrimônios Vivos. "Escolher apenas dez nomes em um estado com tanta riqueza cultural é um desafio. Este processo envolve meses de trabalho, mas a satisfação dos homenageados faz tudo valer a pena", disse Cacau.


Criada em 2002, a política pública de Patrimônio Vivo busca proteger e promover os saberes tradicionais das culturas populares pernambucanas. Os homenageados recebem, além do reconhecimento, uma bolsa vitalícia, sendo eleitos anualmente pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural.


Entre os novos homenageados, destaca-se o artesão Chico Santeiro, natural do Sertão, que emocionado agradeceu: "Estamos muito felizes. Este diploma é uma grande honra para todos nós". O Clube Vassourinhas de Olinda, também reconhecido como Patrimônio Vivo, celebrou a titulação como um marco importante em seus 112 anos de história.


Os novos Patrimônios Vivos de Pernambuco incluem figuras e grupos como Benedito da Macuca (forró, Olinda), João Limoeiro (ciranda, Carpina), e a Quadrilha Raio de Sol (quadrilha junina, Olinda), exemplificando a diversidade cultural que caracteriza o Estado.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page