A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou, nesta terça-feira (23), a restauração do Mosteiro de São Bento, em Olinda. O projeto, com investimento de R$ 15,3 milhões, será executado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com recursos do Novo PAC. A obra abrange a preservação de bens artísticos decorativos e a consolidação das fundações do mosteiro, com um prazo de 30 meses para conclusão.
"A recuperação desse patrimônio reforça a identidade histórica, cultural e religiosa de Pernambuco, além de impulsionar o turismo e preservar nossa história", destacou Raquel Lyra. A restauração inclui a nave, a sacristia, o coro e outras áreas da igreja. A parte estrutural será conduzida pela empresa Multiset Engenharia, com serviços de drenagem e a implantação de sistemas de proteção e combate a incêndio.
Durante o evento, a secretária de Cultura, Cacau de Paula, reforçou a importância da obra, que era aguardada há anos. O mosteiro, um dos principais marcos barrocos do Brasil, se une a outras iniciativas de restauração do governo estadual, como o Cinema São Luiz e o prédio do Liceu de Artes e Ofícios.
Comments