top of page
Foto do escritorRedator PEtáligado

Reeleição de Maduro: Governo Lula acompanha eleições na Venezuela e reafirma soberania popular



O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou estar acompanhando "com atenção" o processo de apuração das eleições na Venezuela, realizadas neste domingo, 28. Em comunicado oficial, o Palácio Itamaraty reafirmou o princípio fundamental da soberania popular e expressou expectativa pela publicação dos dados desagregados por mesa de votação pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), considerado um passo "indispensável" para a legitimidade do resultado eleitoral.


"O governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem (domingo, 28) na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração", afirmou o Palácio Itamaraty nesta segunda-feira, 29. "Reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados", acrescentou.


O governo Lula aguarda a publicação pelo CNE de dados detalhados por mesa de votação, ressaltando que essa medida é crucial para garantir a transparência, credibilidade e legitimidade do pleito.


Na madrugada desta segunda-feira, o CNE anunciou a vitória de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais na Venezuela. Até o momento, o governo brasileiro ainda não havia emitido um posicionamento oficial sobre o resultado.


Indícios de fraude eleitoral surgiram desde o fechamento das urnas, com a oposição alegando não ter tido acesso a 70% das atas eleitorais do país. Além disso, houve relatos de intimidação em áreas opositoras e prolongamento das sessões de votação em regiões predominantemente chavistas.


Diante desse cenário, o assessor especial do Palácio do Planalto para assuntos internacionais, Celso Amorim, enviado à Venezuela para acompanhar o pleito, deve dialogar com observadores eleitorais e representantes das principais candidaturas, incluindo a de Maduro e do líder de oposição, Edmundo González, ainda hoje.


Amorim embarcou na sexta-feira, 26, para a Venezuela com o objetivo de monitorar as eleições. A expectativa é que seu relato sobre a situação no país vizinho forneça subsídios para o posicionamento do governo Lula sobre o resultado eleitoral.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page