top of page
Foto do escritorRedator PEtáligado

Raquel Lyra lança programa para internacionalizar startups pernambucanas no Porto Digital Europa



Em missão oficial em Portugal, a governadora Raquel Lyra lançou, nesta quarta-feira (30), o Programa de Aceleração e Internacionalização de Negócios no Porto Digital Europa, em Aveiro. Com investimento de R$ 2,5 milhões por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a iniciativa busca expandir o alcance das empresas pernambucanas de tecnologia para os mercados globais, com foco especial na Europa. Durante o evento, também foi anunciado o primeiro programa de formação internacional em parceria com o governo português, voltado à capacitação em novas tecnologias.


“Este é o começo de uma jornada que visa não só a aceleração das nossas empresas, mas também o fortalecimento da economia pernambucana no exterior”, afirmou Raquel Lyra. O programa, com duração de quatro anos, prevê o apoio para que até dez startups pernambucanas ingressem, anualmente, no mercado global, oferecendo suporte desde a formalização legal até a captação de clientes e recursos.


A secretária de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, destacou que o programa é uma oportunidade para impulsionar a inovação e competitividade das empresas. “Queremos fomentar a transformação digital e ampliar o alcance das empresas pernambucanas nos mercados internacional e nacional, promovendo competitividade e resiliência”, afirmou.


Formação e suporte para atuação na Europa


A jornada das startups começa no Brasil, com um diagnóstico inicial e orientações online para a missão europeia. Já em Aveiro, as empresas receberão apoio durante seis meses, com mentorias, networking e espaço de trabalho no Porto Digital Europa, proporcionando uma imersão completa. A ideia é facilitar a formalização em Portugal, além de oferecer acesso a fontes de financiamento e novos clientes no mercado europeu.


Para o diretor do Porto Digital, Heraldo Ourem, a presença da governadora marca um compromisso mútuo pela inovação. “Estamos alinhados com o Governo de Pernambuco para promover oportunidades de crescimento para o nosso ecossistema de tecnologia e inovação”, declarou.


O Porto Digital Europa também lançou um Plano de Formação em tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial e Blockchain, com capacidade para capacitar 1.950 profissionais em três anos, em modalidades presenciais e online.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page