Uma nova parceria entre o Estado e a Solar Coca-Cola vai proporcionar qualificação profissional a 150 beneficiários das cozinhas comunitárias em Pernambuco. O convênio foi firmado nesta terça-feira (1º) pela governadora Raquel Lyra, em evento no Palácio do Campo das Princesas. A iniciativa contemplará moradores de cinco municípios: Vicência, Bezerros, Cabo de Santo Agostinho, Palmares e Belo Jardim. Cada cidade selecionará 30 participantes, que terão acesso a aulas nas áreas de alimentos e negócios, abordando temas como boas práticas alimentares, empreendedorismo, marketing digital e produção de doces e salgados.
Raquel Lyra destacou a importância da parceria no combate à fome e na geração de oportunidades: "Queremos que os atendidos pelas cozinhas comunitárias possam qualificar-se profissionalmente e expandir suas chances de atuação no mercado de trabalho". O programa Bom Prato, que já inaugurou 164 cozinhas comunitárias no Estado, será a base da ação.
Entre as beneficiárias, está Doralice da Silva, de 52 anos, moradora de Bezerros. Desempregada, ela vê na capacitação uma oportunidade de mudança: “Quero conseguir um emprego e, assim, deixar a vaga para outra pessoa que precise”. As aulas serão realizadas nas cozinhas comunitárias entre outubro e dezembro, totalizando 26 horas de formação.
A expectativa é que o projeto seja expandido para mais municípios em 2025, aumentando o impacto positivo na vida de quem mais precisa.
Comments