top of page
Foto do escritorRedator PEtáligado

Prêmio Idepe 2023 reconhece avanços na educação de Pernambuco com inclusão e novos investimentos



A entrega do Prêmio Idepe 2023, realizada nesta quinta-feira (21), marcou o reconhecimento das escolas, Gerências Regionais de Educação (GREs) e municípios que alcançaram os melhores índices educacionais em Pernambuco. O evento foi conduzido pela governadora Raquel Lyra, que destacou o impacto do prêmio na melhoria do aprendizado e no estímulo à educação de qualidade no estado.


Pela primeira vez, as escolas de campo foram incluídas na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe). No ano passado, escolas indígenas e quilombolas passaram a fazer parte da premiação, reforçando o compromisso com a redução das desigualdades regionais. “Estamos trabalhando para transformar a educação de Pernambuco com o maior investimento da nossa história, de R$ 5,5 bilhões, por meio do programa Juntos pela Educação. Esse esforço de todos está sendo reconhecido hoje”, afirmou Raquel Lyra.


Com base em três dimensões — desempenho em língua portuguesa, matemática e fluxo escolar — o Idepe avaliou mais de 339 mil estudantes de 3.280 escolas públicas estaduais e municipais em 2023. O secretário de Educação, Alexandre Schneider, destacou a importância do acompanhamento contínuo: “A cada resultado, reforçamos metas e garantimos a qualidade da educação para nossos estudantes”.


A ampliação da premiação para novas categorias foi celebrada por educadores. Waldênia Carvalho, gerente de Educação do Campo, destacou o impacto dessa inclusão. “O Estado reafirma seu compromisso com a diversidade e com os territórios rurais, reconhecendo as especificidades pedagógicas que ajudam a diminuir desigualdades”, pontuou.


Autoridades presentes também enfatizaram o impacto do prêmio. O prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, celebrou os avanços no índice e destacou a parceria com o Estado: “Enquanto prefeito e quilombola, vejo com felicidade os resultados que alcançamos na educação, graças ao trabalho conjunto com a governadora”.


Criado em 2017, o Prêmio Idepe segue como uma ferramenta essencial para orientar políticas públicas e otimizar recursos, promovendo uma educação mais inclusiva e igualitária em Pernambuco.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page