Um vazamento na prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) em Recife, Pernambuco, gerou preocupação entre os candidatos na manhã do dia 18 de agosto. A prova do período da tarde foi acessada indevidamente durante a aplicação da prova da manhã do Bloco 4, conforme relatos de participantes.
O acesso indevido durou cerca de 11 minutos, tempo em que alguns candidatos conseguiram começar a resolver as questões. A denúncia foi encaminhada à banca organizadora, Cesgranrio, que prontamente comunicou o ocorrido ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
Em comunicado, o MGI esclareceu que a situação foi detectada pelos fiscais de prova, que imediatamente recolheram as provas acessadas e lacraram novamente o envelope com os cadernos da tarde. O ministério também informou que a troca das provas foi realizada antes do início das avaliações matutinas, garantindo que o sigilo das informações fosse preservado e que a integridade do concurso não fosse comprometida.
Apesar do incidente, o CNU, que oferece 6.640 vagas em 21 órgãos federais, seguiu seu cronograma com a aplicação das provas em dois turnos. Dos 2.114.145 inscritos, 970.037 compareceram às provas, representando uma abstenção de 54,12%.
Comments