Em um passo significativo para a promoção da igualdade racial e garantia de direitos, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, assinaram nesta sexta-feira (8), no Palácio do Campo das Princesas, o termo de adesão ao Plano Juventude Negra Viva. O acordo visa implementar ações voltadas para a inclusão e proteção da juventude negra no estado, com a atuação conjunta das secretarias estaduais de Criança e Juventude (SCJ) e de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH).
Para a governadora Raquel Lyra, a parceria representa um marco: “Nosso compromisso é construir um Pernambuco onde os jovens negros possam viver e sonhar com dignidade. Queremos garantir oportunidades por meio da educação, cultura e lazer, em um esforço conjunto com o governo federal e os municípios. Hoje é um dia histórico para nosso estado”, declarou.
O Plano Juventude Negra Viva, coordenado por 18 ministérios federais, compreende mais de 250 ações distribuídas em áreas estratégicas como Segurança Pública, Educação, Trabalho, Cultura e Saúde. Em Pernambuco, as secretarias estaduais estão mobilizadas para garantir a implementação eficaz das ações, que incluem iniciativas como o Fundo Inovar, voltado para a tecnologia e inovação, e o Programa Casa das Juventudes.
Presente na solenidade, a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Joana Figueirêdo, ressaltou a importância de políticas públicas sólidas para superar os desafios enfrentados pela juventude negra. “Precisamos coordenar esforços para garantir educação, segurança e trabalho digno a esses jovens. É um compromisso com o futuro”, disse. O evento contou também com a participação de lideranças como o senador Humberto Costa e os deputados Clodoaldo Magalhães e Rosa Amorim, que reafirmaram a importância do Plano como ferramenta de enfrentamento ao racismo e de transformação social.
Comments