top of page
Foto do escritorRedator PEtáligado

Pernambuco é premiado por projeto de eliminação de lixões e permanece entre os 10 melhores estados em inovação



O projeto “Pernambuco Verde: Lixão Zero” foi laureado com o Prêmio Excelência em Competitividade na categoria Destaque Boas Práticas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) durante o XIII Congresso Consad em Gestão Pública, realizado em Brasília, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra. Durante o evento, o Centro de Liderança Pública (CLP) também divulgou o ranking de Competitividade dos Estados, no qual Pernambuco se manteve entre os 10 melhores do país no pilar da inovação.


“Este prêmio é o reconhecimento do esforço conjunto entre a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Nossa força-tarefa conseguiu eliminar os lixões no estado, adotando soluções sustentáveis e eficientes para o destino dos resíduos sólidos,” destacou a governadora Raquel Lyra.


O projeto “Pernambuco Verde: Lixão Zero” foi avaliado pelas práticas adotadas para acabar com os lixões a céu aberto e direcionar os resíduos sólidos urbanos para aterros sanitários licenciados. A iniciativa fez com que o percentual de destinação adequada dos resíduos aumentasse de 16% em 2014 para 100% em março de 2023. No primeiro trimestre deste ano, a Semas, em parceria com a CPRH, TCE-PE e MPPE, finalizou o fechamento dos últimos 20 lixões em operação no estado, consolidando uma conquista inédita para as regiões Norte e Nordeste.


Ana Luíza Ferreira, secretária da Semas, celebrou a premiação como reflexo da eficácia da colaboração entre as instituições. "Esse reconhecimento é resultado da dedicação dos servidores públicos e reforça nosso compromisso com o meio ambiente. Iniciativas futuras, como o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica, trarão novas ações socioambientais para o estado", pontuou.


Atualmente, os 184 municípios pernambucanos e o arquipélago de Fernando de Noronha destinam seus resíduos sólidos a 23 aterros sanitários licenciados, com outros 11 projetos de aterros em processo de licenciamento pela CPRH.


No ranking de Competitividade dos Estados, Pernambuco manteve sua posição de destaque no pilar da Inovação, ficando entre os 10 melhores do Brasil, com fortes indicadores em pesquisa científica e programas de bolsas de mestrado e doutorado.


A governadora Raquel Lyra, ainda em Brasília, reuniu-se com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para discutir ações no perímetro irrigado de Itaparica e nas barragens de Panelas, Igarapeba, Gatos e Barra de Guabiraba. A comitiva pernambucana incluiu os secretários estaduais Túlio Vilaça e Simone Nunes, além de representantes da Codevasf. Raquel Lyra também se encontrou com o ministro das Cidades, Jader Filho, para debater obras de infraestrutura em Pernambuco, como o Canal do Fragoso, em Olinda.

4 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page