top of page
Foto do escritorRedator PEtáligado

Pernambuco supera crescimento nacional com alta de 4,1% no PIB do segundo trimestre



O PIB de Pernambuco cresceu 4,1% no segundo trimestre de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior, superando o desempenho nacional, que registrou alta de 3,3%. Os dados foram divulgados pela Seplag-PE nesta quinta-feira (12), em Recife, e confirmam o bom momento econômico do estado, que apresenta sua maior taxa de crescimento desde o primeiro trimestre de 2021.


O secretário de Planejamento de Pernambuco destacou que o governo está empenhado em garantir que o estado continue crescendo acima da média nacional até o final do ano. "Estamos numa rota de crescimento sustentável, trabalhando em parceria com o setor privado para impulsionar nossa economia e garantir que Pernambuco encerre 2024 à frente do Brasil", afirmou.


No acumulado do ano, o crescimento pernambucano é de 3,4%, superior ao índice nacional de 2,9%. O bom desempenho econômico do estado foi impulsionado pela agropecuária, que teve alta de 19,2% no trimestre, além da indústria, que cresceu 2,7%, e do setor de serviços, que avançou 2,6%.


No setor agropecuário, o destaque foi para a produção de ovos e aves, além da criação de bovinos, que levaram a uma variação anual de 22,3% no segmento. Já a indústria registrou aumento de 4,4%, enquanto o setor de serviços avançou 2,8%.


Além disso, o Valor Adicionado Bruto (VAB) de Pernambuco, que mede o total da produção excluindo impostos, cresceu 4,3% no trimestre, em comparação aos 3% registrados nacionalmente, reforçando o desempenho positivo do estado em 2024.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page