Pernambuco registrou a criação de 17.851 novos postos de trabalho em setembro, consolidando-se como líder na geração de empregos formais no Nordeste pelo segundo mês seguido e como o terceiro maior gerador de vagas no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. No acumulado de 2023, já são mais de 61 mil carteiras de trabalho assinadas no estado, que totaliza 113 mil novos empregos desde o início da atual gestão. Os dados são do Novo Caged e foram divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
A governadora em exercício, Priscila Krause, destacou o impacto positivo dos investimentos estaduais. “São quase 18 mil novos empregos em setembro, o que fortalece Pernambuco como um dos principais geradores de postos de trabalho no país. Desde o começo do ano, ultrapassamos 113 mil empregos, frutos dos esforços para aumentar a renda e o consumo no estado”, afirmou.
A secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires, ressaltou que a gestão estadual tem impulsionado o ambiente de negócios e apoiado trabalhadores. “Temos implementado iniciativas como o Feirão de Empregos, que será realizado novamente no Recife na próxima terça-feira, e que ajuda a conectar as vagas disponíveis com os trabalhadores do estado”, explicou.
Indústria e Agricultura impulsionam criação de empregos
Setores como Indústria, Serviços e Agropecuária foram os principais responsáveis pelo saldo positivo em setembro, com destaque para a Indústria, que gerou 6.786 vagas, e a fabricação de produtos alimentícios, responsável por 4.167 empregos. Os setores de Comércio e Construção também registraram números positivos, com 1.528 e 1.300 novos postos, respectivamente, reforçando a tendência de crescimento econômico no estado.
Comments