Pernambuco figura entre os cinco estados com os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 para cursos técnicos integrados ao ensino médio. O estado alcançou a nota 4,6, superando a média nacional e destacando-se ao lado de Ceará, Espírito Santo, Paraíba e São Paulo. Esses dados, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), refletem o bom desempenho das redes estaduais de ensino médio integrado.
Em Pernambuco, 8,1% dos estudantes do ensino médio estão matriculados em cursos técnicos integrados. A análise do Ideb 2023 mostra que essa modalidade obteve uma diferença positiva de 0,1 ponto percentual em relação ao ensino regular. Apesar dessa correlação, especialistas alertam que o desempenho educacional é influenciado por diversos fatores, e que estados como Acre e Goiás, com proporções diferentes de alunos matriculados no ensino integrado, apresentaram variações distintas no Ideb.
Em nível nacional, o Censo Escolar 2023 revela que o Brasil possui 7,6 milhões de matrículas no ensino médio, sendo 6,4 milhões na rede estadual. Cursos técnicos integrados e de normal magistério representam 15% desse total, com 1,1 milhão de matrículas, embora apenas 9,4% dessas matrículas estejam nas redes estaduais, em contraste com os 35% observados em países da OCDE.
A expansão das matrículas no ensino técnico integrado tem sido uma prioridade para o ministro da Educação, Camilo Santana. Segundo ele, estados que investiram nessa modalidade observaram melhorias significativas nos indicadores educacionais. A Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), lançada em 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, busca promover essa expansão, enquanto o Inep revisa o Ideb e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para incluir novas métricas, como o ensino médio integrado e em tempo integral.
Comments