O mês de setembro trouxe boas notícias para a segurança pública de Pernambuco, com uma queda de 72,7% nos casos de feminicídio em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), os registros desse crime passaram de 11 em 2023 para apenas 3 em 2024. A governadora Raquel Lyra destacou que a redução reflete o empenho das forças de segurança em proteger as mulheres e garantir a paz social no estado.
Os resultados também são positivos no combate às Mortes Violentas Intencionais (MVIs), com uma queda de 19,3% em setembro, o que representa o quinto mês seguido de redução. O número de homicídios caiu de 321 para 259 no intervalo de um ano. "Estamos devolvendo a paz aos pernambucanos, mas o trabalho continua", afirmou Raquel Lyra.
Ações de repressão ao crime também resultaram na prisão de 2.614 pessoas em flagrante em setembro, além da apreensão de 451 armas. A Força-Tarefa Crimes Patrimoniais, lançada em dezembro de 2023, contribuiu para a queda de crimes como roubo de cargas, coletivos e veículos, que registraram reduções de até 26,5%.
Os dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) revelam que setembro de 2024 foi o mês com o menor número de Crimes Violentos Patrimoniais (CVPs) dos últimos dez anos, com 3.463 ocorrências. "O uso de tecnologia e inteligência tem sido fundamental para identificar e combater os pontos mais críticos da criminalidade", destacou Dominique de Castro Oliveira, secretária de Defesa Social em exercício. Além disso, 8.807 celulares roubados ou furtados foram recuperados nos primeiros nove meses deste ano.
Comments