A taxa de desemprego em Pernambuco caiu para 11,5% no segundo trimestre de 2024, o menor índice registrado desde 2015, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (15). O índice representa uma redução significativa em comparação ao mesmo período de 2023, quando o desemprego atingia 14,2%, e uma leve queda em relação ao primeiro trimestre deste ano, que foi de 12,4%.
Esse avanço, atribuído ao fortalecimento das políticas de empregabilidade promovidas pelo Governo do Estado, foi comemorado pela governadora Raquel Lyra. "Desde o início do nosso Governo, focamos em garantir emprego e renda. Encerramos 2023 com quase 60 mil novos empregos e R$ 2,6 bilhões em investimentos privados anunciados. Além disso, o programa Qualifica PE tem sido fundamental para inserir rapidamente as pessoas no mercado de trabalho. Pernambuco está no caminho certo para o desenvolvimento", afirmou.
O número de empregados no estado subiu para 3,774 milhões de trabalhadores, um crescimento de 3,9% em um ano, e 1,6% apenas entre o primeiro e o segundo trimestres de 2024. Amanda Aires, secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, destacou que "em um ano, conseguimos retirar 108 mil pessoas da situação de desemprego, reforçando a economia e criando oportunidades".
Além da redução no desemprego, Pernambuco também viu um aumento de 8,5% no rendimento médio real dos trabalhadores no segundo trimestre, que agora é de R$ 2.279,00, acima da média nordestina.
Comments