top of page
Foto do escritorRedator PEtáligado

Pernambuco registra mais de 1.600 denúncias de propaganda eleitoral irregular via aplicativo Pardal



Em apenas dez dias de operação, o aplicativo Pardal Móvel, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contabilizou 1.606 denúncias de propaganda eleitoral irregular em Pernambuco, com uma média de seis relatos por hora. O estado ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de denúncias, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, que somam mais de 14 mil registros em todo o Brasil.


Recife lidera o número de denúncias em Pernambuco, com 274 relatos, seguido por Jaboatão dos Guararapes (120), Paulista (86), Garanhuns (60) e Araripina (56). O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) destacou que o aplicativo Pardal visa mobilizar os cidadãos a agirem como fiscais das eleições, contribuindo no combate à corrupção eleitoral.


O Pardal Móvel permite que os usuários denunciem propagandas eleitorais irregulares, tanto na internet quanto em outras formas inadequadas especificadas pelo aplicativo, disponível para download nas principais lojas de dispositivos móveis.


O aplicativo também oferece links diretos para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) e para o Ministério Público Eleitoral, caso as denúncias envolvam crimes ou outros ilícitos eleitorais. Alternativamente, denúncias sobre desinformação podem ser encaminhadas pelo número 1491, via SOS Voto.


Lançado em 2012 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e amplamente adotado em 2016, o Pardal passou por melhorias em 2018 para otimizar a triagem de denúncias e facilitar a apuração por parte dos TREs e do Ministério Público Eleitoral.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page