top of page
Foto do escritorRedator PEtáligado

Pernambuco ganha 107 novas Unidades Básicas de Saúde com implementação de soluções de saúde digital



O Ministério da Saúde deu um importante passo na modernização do Sistema Único de Saúde (SUS) ao lançar o Projeto Referencial de Arquitetura e Engenharia para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Porte 1, após 10 anos sem atualizações significativas. Com um aporte de R$ 4,2 bilhões, o projeto prevê a construção de 1.800 novas UBSs em todo o Brasil, das quais 107 serão em Pernambuco.


As novas unidades foram desenhadas para ampliar os serviços oferecidos à população, com a inclusão de salas de amamentação, ambientes coletivos para práticas integrativas e comunitárias, e espaços dedicados ao atendimento de mulheres em situação de violência, como as Salas Lilás. Além disso, as UBSs contarão com salas de medicação seguindo rigorosas normas sanitárias, consultórios com acessibilidade e amplas salas de vacinação.


A implementação de soluções de saúde digital, como a telessaúde, é outra inovação presente no projeto, conectando a atenção primária à saúde especializada e aprimorando a qualidade do atendimento.


Com foco na sustentabilidade, os projetos das novas UBSs foram desenvolvidos para incorporar ventilação e iluminação naturais em quase todos os ambientes, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Além disso, a acessibilidade, a educação permanente em saúde e a saúde digital foram integradas como pilares fundamentais na concepção dessas novas unidades, que também estão em consonância com a atualização da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

7 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page