Nesta terça-feira (1º), Pernambuco oficializou a adesão aos programas nacionais Viver sem Limite e Ruas Visíveis, voltados para populações em situação de vulnerabilidade social. As políticas, coordenadas pelo governo federal, visam melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência e aquelas em situação de rua no estado. O termo de compromisso foi assinado em uma cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, com a presença de lideranças estaduais e federais.
O programa Ruas Visíveis tem como objetivo fortalecer políticas públicas para a população em situação de rua, com foco em áreas como assistência social, saúde, habitação, trabalho e segurança alimentar. Atualmente, Pernambuco já cofinancia 13 Centros Pop, que realizam atendimentos voltados à proteção dessa população. O secretário de Assistência Social, Carlos Braga, destacou que muitas das ações previstas pelo plano já são executadas no estado, mas a adesão permitirá o acesso a mais recursos federais para ampliação dessas políticas.
Já o Viver sem Limite, retomado após 12 anos, promete fomentar a inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência, com um investimento de R$ 6,5 bilhões em todo o país. Entre as metas, estão o combate ao capacitismo e a promoção da acessibilidade, reforçando o compromisso com os direitos sociais dessa parcela da população.
Comments