top of page
Foto do escritorRedator PEtáligado

PENÚLTIMA DO NORDESTE: Recife figura como uma das piores capitais em qualidade de vida no Brasil, revela estudo



Um estudo inédito sobre a qualidade de vida nos municípios brasileiros revelou que Recife está entre as capitais com piores indicadores. O Índice de Progresso Social - Brasil (IPS Brasil) classificou a cidade em 21º lugar entre as 27 capitais, posicionando-a também na lista das 10 piores em termos de condições de vida.


O levantamento, desenvolvido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) em parceria com várias instituições, utiliza 53 indicadores para avaliar o desempenho social e ambiental dos 5.570 municípios do país. Publicado no último dia 3, o estudo apresenta um panorama detalhado da qualidade de vida no Brasil, indo além das métricas econômicas tradicionais.


"O IPS foi desenhado para ser um índice multidimensional, que fosse muito além do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)", explica Beto Veríssimo, cofundador do Imazon e coordenador da pesquisa. "Observamos indicadores como moradia, segurança, meio ambiente, inclusão social, telecomunicação", acrescenta.


Recife, com uma nota geral de 63,73, encontra-se na faixa considerada média, mas três componentes puxam seu desempenho para baixo: segurança pessoal, inclusão social e saúde e bem-estar. No contexto regional, a capital pernambucana está em penúltimo lugar no Nordeste, à frente apenas de Maceió. A desigualdade social histórica é apontada como um fator crucial para o desempenho insatisfatório.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page