O Governo de Pernambuco anunciou a retomada das obras de três presídios masculinos em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife (RMR), por meio da contratação da empresa Planalto Pajeú Empreendimentos Ltda. O projeto, iniciado em 2014 e interrompido com apenas 65% dos trabalhos executados, deve ser concluído em seis meses após a emissão da nova ordem de serviço.
Com um investimento de R$ 30,8 milhões, proveniente de recursos federais e estaduais, a obra faz parte do programa Juntos Pela Segurança, lançado pela governadora Raquel Lyra. “Depois de mais de dez anos de paralisação, vamos retomar essa obra e entregá-la à população pernambucana no menor tempo possível. Esse é o nosso compromisso”, declarou Lyra.
Cada unidade prisional terá capacidade para abrigar 388 detentos, totalizando 1.164 novas vagas no sistema penitenciário do Estado. O objetivo é contribuir para a diminuição da superlotacão e melhorar as condições de trabalho dos servidores. Segundo o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira, o cronograma prevê agilidade e qualidade na execução. “Com a expertise da Cehab, garantimos a fiscalização eficaz e o cumprimento dos prazos”, afirmou.
As obras incluem acabamentos, instalações elétricas e hidráulicas, pintura e urbanização. A meta do governo é integrar 2.700 novas vagas ao sistema penitenciário de Pernambuco até 2027, com investimentos de quase R$ 1 bilhão em segurança pública. “Estamos empenhados em garantir dignidade aos reeducandos e avançar na ressocialização”, reforçou o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes.
Comments