Em Caruaru, a governadora Raquel Lyra acompanhou, nesta sexta-feira (23), o andamento das obras da Adutora do Agreste, que irão garantir à cidade, até janeiro de 2025, um reforço de 400 litros de água por segundo do Rio São Francisco. Este volume será adicionado aos 200 litros de água por segundo que já abastecem a população desde janeiro deste ano.
“Nossa equipe está trabalhando intensamente nas obras da Adutora do Agreste, com apoio do Governo Federal, assegurado pelo presidente Lula no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com a chegada da água na Estação de Tratamento Salgado, Caruaru terá um aumento de 50% na produção de água. Além disso, essa obra permitirá que possamos tratar mais água e atender também as cidades de Bezerros e Gravatá”, ressaltou Raquel Lyra.
A Compesa está à frente de duas obras em Caruaru que resultarão no aumento de 400 litros de água por segundo: o Lote 5B da Adutora do Agreste e a nova ETA no bairro Bela Vista. O Lote 5B, que engloba o trecho entre Caruaru, Bezerros e Gravatá, foi iniciado em janeiro deste ano e está recebendo R$ 92 milhões em investimentos, com previsão de beneficiar mais de 500 mil pessoas até abril de 2024 com 200 litros de água por segundo. Em Caruaru, o trecho da adutora já entrará em operação em janeiro.
A obra em Caruaru contempla a instalação de 1.223 metros de tubulação, dos quais 960 metros correspondem ao trecho que sobe até a ETA Salgado. Atualmente, os trabalhos estão concentrados na Rua Goiás, no bairro Cidade Jardim, e avançarão pela Rua José Vieira de Lima, necessitando a realocação de duas famílias. A expectativa é de que essa fase esteja concluída até o final da próxima semana, permitindo o avanço das obras.
Alex Campos, presidente da Compesa, destacou que a intervenção é crucial para reduzir o rodízio de água em Caruaru. “A Adutora do Agreste inclui uma tubulação que se estende do eixo principal pela BR-232 até a ETA Salgado, transportando 600 litros de água por segundo. Esse avanço permitirá que Caruaru, no futuro, tenha a perspectiva de eliminar o rodízio. As obras seguem em ritmo acelerado, com diversas frentes de serviço, para aumentar o fornecimento de água do Rio São Francisco”, afirmou.
Outra obra importante em execução na cidade é a construção de uma nova ETA no bairro Bela Vista, com capacidade de 200 litros de água por segundo. O projeto, que recebe um investimento de R$ 4,4 milhões, beneficiará os bairros Cidade Alta, Adalgiza Nunes, Wirton Lira, Agamenon e Encanto da Serra, eliminando o rodízio e reforçando o abastecimento nos bairros Vassoural, Santa Rosa e Petrópolis.
Comments