A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (16), uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) na Mata Norte do Estado. A estação, com um investimento de R$ 11 milhões, foi integrada ao Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Paudalho e irá aumentar em 25% a oferta de água para as cidades de Carpina e Paudalho. A produção do sistema será ampliada em 50 litros por segundo, beneficiando cerca de 150 mil pessoas.
"Estamos muito felizes em fazer essa entrega tão importante, garantindo água para quem mais precisa. Com a estação em operação, a população terá uma maior frequência de água, que chegará com mais força nas torneiras. Isso vai melhorar a distribuição, reduzir os custos com caminhões-pipa e aliviar o racionamento", declarou a governadora, acompanhada pelo secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça.
A partir de setembro, espera-se que os moradores de Paudalho e Carpina experimentem uma redução no rodízio de abastecimento. Em Paudalho, o fornecimento passará de três dias com água e nove sem, para três dias com água e sete sem. Em Carpina, o calendário será ajustado de três dias com água e 13 sem, para três dias com água e oito sem.
O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, destacou que a nova estação aumentou em 60% a capacidade de tratamento de água. "Estamos avançando para acabar com o racionamento e garantir água para todos", afirmou Cirilo.
O deputado estadual Gustavo Gouveia também celebrou a entrega, ressaltando que a nova estação representa dignidade para a população. "Depois de mais de 30 anos de dificuldades, este é o início de um novo desenvolvimento para a nossa região", disse Gouveia.
Além da nova estação, a Compesa está investindo R$ 300 mil na implantação de 3.700 metros de rede de distribuição em Carpina, beneficiando diretamente 24 mil pessoas nos bairros Carneiro Leão e Três Marias.
Moradora de um dos bairros beneficiados, Débora Marinho, de 20 anos, agradeceu ao Governo do Estado. "O acesso à água é um direito básico, e a governadora teve a sensibilidade de nos atender", afirmou.
댓글