A governadora Raquel Lyra realizou, nesta sexta-feira (23), uma vistoria no Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru, prestes a se tornar a primeira maternidade de alto risco a ser inaugurada pela atual gestão estadual. A unidade de saúde, com obras estruturais já concluídas, se prepara para a etapa final de equipagem e instalação de mobiliário, com previsão de entrega até o final deste ano.
O hospital, que ocupa uma área de 13 mil metros quadrados e está dividido em oito blocos, terá capacidade para realizar 700 partos por mês e contará com 190 leitos. A nova estrutura promete transformar a qualidade do atendimento materno-infantil na região, proporcionando às mães do Agreste a possibilidade de receber cuidados especializados mais perto de casa. “Essa será a primeira de cinco maternidades que serão entregues pelo Governo do Estado, melhorando significativamente a qualidade de vida das mulheres pernambucanas”, destacou a governadora.
O Hospital da Mulher do Agreste faz parte de um conjunto de cinco unidades voltadas para a assistência materno-infantil, planejadas para atender também as cidades de Garanhuns, Ouricuri, Serra Talhada e Igarassu. Além dos serviços de maternidade, a unidade oferecerá atendimento especializado em 19 especialidades, incluindo suporte para vítimas de violência e setores como Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal e Canguru, UTI Neonatal e Adulto, Centro de Parto Normal e Banco de Leite Humano.
As obras, que se arrastavam há mais de 10 anos, ganharam impulso na atual gestão, com um investimento de R$ 67 milhões desde 2023, permitindo a revisão de aspectos estruturais e assistenciais e garantindo maior agilidade na entrega do projeto. Segundo a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, mais de 30 municípios serão beneficiados com a nova unidade, que irá dobrar a capacidade cirúrgica e oferecer serviços antes inexistentes na região, como a UTI materna e neonatal.
Comments