Na última segunda-feira (19), a governadora Raquel Lyra presidiu uma reunião de monitoramento do programa Juntos pela Segurança, onde foi revelado que Pernambuco elucidou 98% dos casos de feminicídio registrados entre janeiro de 2023 e junho de 2024. Dos 121 crimes ocorridos, 119 tiveram suas autorias identificadas pela Polícia Civil, que concluiu os inquéritos correspondentes. Apenas dois casos ainda estão sob investigação.
Raquel Lyra ressaltou a importância dos resultados alcançados e reforçou o compromisso do governo com a segurança das mulheres. "Os dados mostram o compromisso da nossa Polícia Civil em resolver todos os feminicídios. Não descansaremos até que todos os culpados sejam identificados e punidos", declarou a governadora.
O delegado Renato Leite, chefe da Polícia Civil de Pernambuco, destacou que a resolução dos feminicídios é tratada como prioridade absoluta pela corporação. "Nosso foco é esclarecer todos os casos de feminicídio. Nos primeiros 18 meses da gestão, conseguimos chegar aos autores de 98% desses crimes. Agora, buscamos alcançar os 100%", explicou.
Em parceria com a Secretaria da Mulher, a Secretaria de Defesa Social (SDS) tem realizado campanhas para estimular denúncias precoces de violência. Desde setembro de 2023, 381 servidores foram qualificados em 12 cidades do estado para melhorar a resposta à violência de gênero.
Desde o início de 2024, a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar monitora Medidas Protetivas de Urgência (MPU) em Pernambuco, e entre as mulheres protegidas, nenhum feminicídio foi registrado.
Participaram da reunião diversos secretários estaduais e comandantes das forças de segurança, que discutiram estratégias para continuar avançando na proteção das mulheres em Pernambuco.
Comments