A Operação Barbalho, conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE), resultou na execução de 72 mandados nesta quarta-feira (21) na Região Metropolitana do Recife. Entre as ordens judiciais, 39 foram de prisão preventiva e 33 de busca e apreensão, todas relacionadas à desarticulação de uma organização criminosa que opera na região desde 2019.
A quadrilha é suspeita de envolvimento em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e uma série de homicídios, ações que, segundo a Polícia Federal, visavam garantir o controle de suas atividades ilícitas. Além de atuar em Pernambuco, as investigações indicam que o grupo também mantém operações em outros quatro estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio de Janeiro.
Os mandados foram autorizados pela 14ª Vara Criminal do Recife, e a operação busca não apenas interromper as atividades ilegais da quadrilha, mas também responsabilizar seus membros pelos crimes cometidos. A FICCO/PE, formada em 2023 através de um Acordo de Cooperação Técnica, reúne diferentes forças de segurança e justiça para combater a criminalidade violenta no estado.
Comments