top of page
Foto do escritorRedator PEtáligado

FESTA CULTURAL: Festival Pernambuco Meu País inicia com grande celebração em Taquaritinga do Norte



Taquaritinga do Norte, no Agreste Setentrional, foi o cenário da abertura do Festival Pernambuco Meu País na noite desta sexta-feira (12). Com a presença da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause, o evento deu início a uma série de atividades culturais que se estenderão até o próximo domingo (14). O festival, que conta com um investimento de R$ 25 milhões do Governo de Pernambuco, percorrerá oito cidades do Agreste e Sertão, promovendo 24 dias de celebração cultural até 1º de setembro.


A programação do festival inclui nomes regionais e nacionais e abrange diversas linguagens artísticas, como cinema, artesanato, dança, teatro e música. “Estamos fortalecendo a cultura e dando protagonismo aos arranjos que já existem em cada uma das nossas regiões. É um grande festival que vai circular por Pernambuco, pelo interior do nosso Estado e se encerrará no dia 1º de setembro”, afirmou a governadora Raquel Lyra.


A abertura contou com shows de Benil, As Januárias, Waldonys e Dorgival Dantas, além de manifestações culturais como frevo, maracatu, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema e intervenções artísticas. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público de todas as idades.


Para garantir a segurança do evento, 300 policiais foram destacados para os três primeiros dias do festival. Outras ações de apoio das secretarias estaduais, como a Caravana de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e a tenda literária da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), também foram realizadas.


O Festival Pernambuco Meu País presta homenagem aos artistas Abelardo da Hora e Naná Vasconcelos, que levaram a cultura pernambucana para o mundo. Após Taquaritinga do Norte, o festival visitará Bezerros, Gravatá, Pesqueira, Caruaru, Triunfo, Arcoverde e Buíque, oferecendo ao público 11 palcos temáticos e uma vasta programação cultural.


Durante a abertura, a governadora também acompanhou a quinta edição do Festival Café Cultural, integrado ao palco País da Cultura Alimentar. O Festival Pernambuco Meu País prevê 251 shows de música, 260 apresentações de cultura popular, 18 exposições de artes visuais, 56 filmes, 50 atividades de circo, 44 apresentações de dança, 30 atrações de design e moda, 14 debates de mercado em arte e cultura, 20 mostras de fotografia, 18 de gastronomia, 52 ações de literatura, 41 de teatro e ópera, e oito feiras de artesanato.


“Esse festival veio para fortalecer todo o setor cultural, colocar nossos artistas pernambucanos em palcos, nas ruas, para mostrar a nossa cultura, mostrar esse DNA pernambucano. Temos a cultura popular como a grande protagonista”, destacou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.


O Festival Pernambuco Meu País é promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com o apoio de várias secretarias estaduais e prefeituras locais.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page