top of page
Foto do escritorRedator PEtáligado

Estudantes da Rede Estadual concluem formação no programa Miniempresa, da Junior Achievement Pernambuco



A 21ª edição do programa Miniempresa, promovido pela Junior Achievement (JA) Pernambuco, celebrou a formatura de 700 estudantes da Rede Estadual de Ensino, nesta quinta-feira (31), na Concha Acústica da UFPE. A cerimônia reuniu autoridades, como o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, que destacou o papel transformador do programa ao oferecer uma introdução prática ao empreendedorismo para os jovens.


“Esses estudantes deram um importante passo ao entender o que é ser empreendedor. O programa Miniempresa vai além de ensinar organização e planejamento; ele conecta a escola ao que acontece no mercado de trabalho”, disse Schneider.

O programa Miniempresa é fruto de uma parceria entre a JA Pernambuco e a Secretaria de


Educação e Esportes, envolvendo cerca de 800 estudantes de 31 escolas estaduais, distribuídas em cidades como Recife, Caruaru, Olinda e Gravatá. Ao longo do projeto, os alunos criaram 32 miniempresas e desenvolveram produtos com foco em sustentabilidade e inovação. Olga Lucena, gestora executiva da JA Pernambuco, destacou o impacto positivo do programa, que vai além da criação de produtos, fomentando competências essenciais para o mercado de trabalho.


Uma das formandas, Anna Beatriz Malafaia, estudante do 2º ano da Escola de Referência em Ensino Médio de Beberibe, compartilhou sua experiência ao criar uma miniempresa de bijuterias ecológicas. “Foi desafiador, mas recompensador. Nosso foco era proporcionar bem-estar aos clientes com produtos que evitassem alergias e não perdessem qualidade com o tempo. Aprendemos a gerenciar tudo, do planejamento ao financeiro, com um sentimento de dever cumprido”, relatou Anna.


A Junior Achievement, uma das maiores organizações de incentivo à educação empreendedora no mundo, foi fundada nos Estados Unidos em 1919 e está presente em mais de 100 países. A organização opera no Brasil há 40 anos e já impactou mais de 6 milhões de jovens. Em Pernambuco, a JA promove iniciativas de empreendedorismo há mais de duas décadas e tem se destacado internacionalmente, sendo indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo terceiro ano consecutivo.

1 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page