top of page
Foto do escritorRedator PEtáligado

ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO: Pernambuco inaugura Centro de Qualificação da Mulher e Casa do Trabalhador e Casa da Trabalhadora

Equipamentos são os primeiros do Brasil a contar com a reestruturação do Sistema Nacional de Emprego (SINE).




Pernambuco segue trabalhando forte para fomentar e fortalecer a geração e manutenção de empregos formais no estado. Nesta segunda-feira (18) a Governadora Raquel Lyra inaugurou três novos espaços de empregabilidade. A Casa do Trabalhador e a Casa da Trabalhadora, localizados no Bairro da Boa Vista, no Recife, foram as primeiras unidades do Sistema Nacional de Emprego (SINE) a funcionarem em todo o território nacional. Com o propósito de promover a independência financeira das cidadãs pernambucanas, levando qualificação e orientação profissional, foi entregue também o Centro de Qualificação da Mulher, espaço exclusivo para atender o público feminino. As iniciativas são resultado de parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


Além do cadastro de currículos e orientação profissional, as unidades irão oferecer intermediação de mão de obra; qualificação profissional, habilitação ao seguro desemprego, orientação para emissão de documentação trabalhista, informações sobre direitos trabalhistas, apoio ao microempreendedor e dicas sobre economia solidária. A Casa do Trabalhador é resultado da nova roupagem dada a da tradicional Agência do Trabalho, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Já a Casa da Trabalhadora é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, executada com a aprovação também do MTE.


O Centro de Qualificação da Mulher tem o objetivo de proporcionar formação sociopolítica, técnica e empreendedora. Serão ofertados cursos de capacitação em temáticas alinhadas à necessidade do mercado de trabalho e conforme a vocação econômica local, que abordarão desde o desenvolvimento das habilidades comportamentais às competências técnicas.





"Pernambuco começou o ano com a geração de 2,2 mil postos de trabalho, sendo o segundo maior gerador de empregos no Nordeste. Celebramos esses números entregando a primeira Casa do Trabalhador do Brasil sendo inaugurada aqui, resultado de parceria com o governo federal, através do Ministério do Trabalho", disse Raquel Lyra. A gestora também destacou a importância da atenção que o governo tem dado para entregar um serviço de qualidade voltado inteiramente para as mulheres. "Estamos garantindo locais mais acolhedores àquelas que buscam emprego. A Casa da Trabalhadora é inédita no país. Sabemos das peculiaridades e dificuldades que as mulheres têm para acessar o trabalho, então entregamos esse espaço às pernambucanas", ressaltou.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page