top of page
Foto do escritorRedator PEtáligado

Economia de Pernambuco volta a crescer acima da média nacional


Via coluna de Écio Costa no Diário de Pernambuco


Pernambuco está se destacando como um dos protagonistas na recuperação econômica do Brasil em 2024. De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo IBGE, o estado apresentou um crescimento significativo em seu PIB, especialmente no setor de serviços, que superou a média nacional e liderou a região Nordeste. Pernambuco registrou o maior crescimento entre os estados nordestinos, seguido por Paraíba e Sergipe, e alcançou mais do que o dobro do desempenho nacional no acumulado do ano até junho.


Em junho, o setor de serviços de Pernambuco cresceu 0,9% em relação a maio, enquanto o acumulado do ano até junho registrou um impressionante aumento de 3,5%, consolidando o estado na liderança regional. No cenário nacional, o setor de serviços teve um crescimento de 1,7% em junho, com um acumulado de 1,6% no ano, o que evidencia o avanço pernambucano acima da média brasileira.


Esse desempenho é crucial, considerando que o setor de serviços responde por 75% do PIB de Pernambuco, comparado aos 70% no Brasil. Se o crescimento pernambucano continuar nesse ritmo até o final do ano, é esperado que o PIB estadual supere, e muito, o desempenho nacional, impulsionando o estado a um patamar de destaque na economia brasileira.


Além disso, o forte crescimento do setor de serviços em Pernambuco está diretamente ligado à queda da taxa de desemprego no estado, que passou de 12,4% para 11,5% do primeiro para o segundo trimestre de 2024, segundo o IBGE. Embora ainda seja o estado com a maior taxa de desemprego do país, há perspectivas de melhoria nos próximos trimestres, uma vez que o setor de serviços, o maior empregador, tem mantido um ritmo de crescimento promissor.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page