O município de Gravatá, no Agreste, foi o mais recente palco do Festival Pernambuco Meu País, que teve início na sexta-feira (26), com a governadora Raquel Lyra abrindo o evento no palco principal. Até domingo (28), a cidade é palco de apresentações de Chico César, Vanessa da Mata, Anavitória e Alceu Valença, com a abertura marcada por shows de Raça Negra, Tayara Andreza e Rachel Reis. O festival é promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
“O Festival Pernambuco Meu País é uma vitrine do vasto potencial cultural de Pernambuco. Já passamos por Taquaritinga do Norte e Serra Negra, em Bezerros, e agora estamos em Gravatá, celebrando a música, o artesanato, a dança e o teatro que tanto representam nosso povo. Convido todos a participarem desta festa linda e segura”, destacou Raquel Lyra.
A secretária de Cultura, Cacau de Paula, ressaltou a ênfase em artistas pernambucanos na programação. “O festival destaca a cultura popular, que compõe mais de 80% da grade. A programação começou no mercado municipal na manhã de sexta e continua com diversas expressões culturais, incluindo artesanato, música, dança e gastronomia. É uma grande manifestação cultural do nosso Estado”, afirmou.
O secretário de Turismo e Lazer, Paulo Nery, apontou o impacto positivo do festival no turismo local. Durante os três dias do evento, a ocupação hoteleira ultrapassou 90%. “Além da alegria da festa, estamos gerando alta ocupação em hotéis, bares e restaurantes, convertendo isso em emprego e renda para o Estado e promovendo crescimento econômico”, comentou.
A exposição de artesanato é um exemplo desse impacto econômico, valorizando a produção local. “Qualquer evento é uma oportunidade para os artistas. Este festival chegou em boa hora, especialmente após a extinção de outros festivais. O retorno do festival a Gravatá é excelente para artesãos e artistas em geral”, comemorou Orlando Jorge, artesão especializado em esculturas de casca de cajazeira.
Renata Borba, presidente da Fundarpe, comentou sobre as atrações do fim de semana. “A
novidade em Gravatá são os dois polos descentralizados. Teremos programação no Alto do Cruzeiro e no distrito de Mandacaru, com muita música. Além disso, o Conservatório Pernambucano de Música trará uma fusão de música erudita e popular. O Festival Pernambuco Meu País, em cada cidade, fortalece nossa cultura e oferece oportunidades para os artistas locais”, disse.
Para garantir a segurança do evento, as forças de segurança do Estado prepararam um esquema especial de 26 a 28 de julho. Cerca de 425 integrantes das Polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, além de servidores do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Defesa Civil e outros órgãos, estarão presentes. A Operação Lei Seca de Pernambuco também intensificou a fiscalização no trânsito, com testes de bafômetro e verificação de documentação.
O Festival continuará passando por outras cidades do Estado, incluindo Pesqueira (2 a 4), Caruaru (9 a 11), Triunfo (16 a 18), Arcoverde (23 a 25) e Buíque (30 a 1° de setembro). Com um investimento de R$ 25 milhões do governo estadual, o evento abrange shows e mais de dez tipos de manifestações culturais, como cinema, fotografia, dança e teatro.
Kommentare