Pernambuco atingiu a marca de 120 cozinhas comunitárias em operação, ampliando a oferta de refeições para populações em vulnerabilidade social. Nesta segunda-feira (10), uma nova unidade foi inaugurada em Bezerros, no Agreste, como parte do Programa Pernambuco Sem Fome, que agora distribui 528 mil refeições mensais em todo o Estado.
A nova cozinha comunitária em Bezerros fornecerá 200 refeições diárias para a população local, cadastrada através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O Programa Pernambuco Sem Fome já distribuiu mais de 2,3 milhões de refeições este ano. Das 120 cozinhas, 65 foram implementadas pela atual gestão estadual.
“Nossa meta é que até o final do ano teremos entregue 214 cozinhas comunitárias dentro do Programa Bom Prato, que faz parte da nossa estratégia do Pernambuco Sem Fome. Essa política nasceu para atender àquelas famílias que não sabem qual será sua próxima refeição. Estamos trabalhando de maneira integrada com os municípios para chegar perto de quem mais precisa. Garantimos aqui 200 refeições por dia para essa comunidade, que está no centro de referência de áreas que são mais vulneráveis. Com isso, permitimos que essas famílias possam ter certeza de que terão alimento para seus filhos", destacou a governadora Raquel Lyra.
O Programa Bom Prato, que cofinancia as cozinhas comunitárias, envolve uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios, com repasse mensal de R$ 20 mil para equipar e financiar as unidades, enquanto os municípios se responsabilizam pela distribuição das refeições.
A região do Agreste agora conta com 53 cozinhas comunitárias. A nova unidade de Bezerros está localizada na rua Princesa Isabel, número 296, no bairro São Sebastião.
Comments