No terceiro dia da Missão Internacional do Consórcio Nordeste à Europa, realizada na quarta-feira (15), a comitiva do Governo de Pernambuco participou de importantes encontros com autoridades do governo da Bélgica e da Comissão Europeia. O principal objetivo dessas reuniões foi apresentar o potencial do Nordeste brasileiro para liderar a transição energética e contribuir para a descarbonização da economia global.
Pela manhã, os governadores e representantes dos estados foram recebidos no Palácio Egmont, sede do governo belga, pela princesa Astrid da Bélgica e pela vice-ministra dos Negócios Estrangeiros, Sra. Theodora Gentzis. Durante esse encontro, foi discutida a importância de promover uma transição energética global de forma justa, inclusiva e sustentável, um processo no qual o Nordeste possui um grande potencial.
À tarde, a comitiva visitou a sede da Comissão Europeia, onde se reuniu com a comissária de Investimentos Internacionais da União Europeia, Sra. Jutta Urpilainen, e o vice-presidente executivo da Comissão Europeia responsável pelo Pacto Verde Europeu, comissário Matos Sefcovic, juntamente com suas equipes. Durante essa sessão, foram exploradas possibilidades de colaboração entre o Brasil e a União Europeia por meio do Nordeste, incluindo parcerias para a descarbonização, a neoindustrialização e a preservação ambiental, com foco especial no bioma Caatinga.
Durante as discussões, a Comissão Europeia apresentou programas destinados a impulsionar o mercado de energia limpa e fortalecer a parceria com o Brasil. A missão, cujo tema deste ano é "Construindo um futuro energético sustentável, juntos", continuará com sua programação até o próximo sábado (17).
A delegação de Pernambuco na missão também inclui o secretário executivo de Atração Empresarial, Maurício Laranjeira; o presidente do Complexo Industrial de Suape, Márcio Guiot; o diretor de Sustentabilidade do Complexo, Carlos André Cavalcanti; e a superintendente de Projetos e Relações Internacionais, Marina Silva.
Comments