top of page
Foto do escritorRedator PEtáligado

CASA DO TRABALHADOR: Agreste ganha primeira unidade

O novo equipamanto inaugurado em Caruaru visa fortalecer o mercado de trabalho na região e oferecer oportunidades para os trabalhadores locais, enquanto promove o desenvolvimento econômico e social



A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta quinta-feira (2), a segunda Casa do Trabalhador de Pernambuco, localizada no município de Caruaru, no Agreste Central. A iniciativa também inclui uma unidade do Centro de Qualificação da Mulher. O novo espaço inaugurado espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na Rua Floriano Peixoto, 147, Centro. A Casa do Trabalhador oferecerá serviços como consulta e encaminhamento para vagas de emprego, habilitação ao Seguro Desemprego, apoio psicológico, ilha digital, laboratório de informática, brinquedoteca e Cabide Solidário.


Durante sua visita à Capital do Agreste, a governadora também deu início ao Feirão de Empregos organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe). O Feirão contou com a participação de 24 empresas e ofereceu 600 vagas em diversas áreas para os moradores da região e de outros municípios.



O mês de março de 2024 registrou um saldo positivo de empregos em Pernambuco, com 1.364 novas carteiras assinadas. Pela primeira vez desde que as estatísticas do emprego formal começaram a ser medidas pelo Novo Caged, em 2020, o número de admissões superou o de demissões no estado neste mês. Raquel Lyra destacou o empenho de sua equipe em promover um ambiente propício para empreendedorismo e geração de emprego e renda em Pernambuco, celebrando o fato de Caruaru ser a cidade do interior que mais gerou oportunidades de trabalho.


A Casa do Trabalhador é uma reestruturação da tradicional Agência do Trabalho, resultado da parceria entre os governos estadual e federal. A iniciativa busca modernizar o funcionamento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) em todo o país. Em Pernambuco, a unidade central, no Recife, foi a primeira do país a passar pela renovação. Patricia Anjos, superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Pernambuco, ressaltou a importância de adaptar as ações do SINE à realidade econômica de cada município.


Dentro do novo espaço também funcionará o Centro de Qualificação da Mulher, que oferecerá cursos de capacitação em temas alinhados à necessidade do mercado de trabalho e à vocação econômica local. O cronograma de capacitações em Caruaru será divulgado no site www.sedepe.pe.gov.br, com início previsto para a segunda quinzena de maio.


5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page